fbpx

Montagem de estandes

Um estande é uma estrutura montada provisoriamente, em um espaço pré-definido de uma feira de negócios ou exposição. Seus principais objetivos são atrair possíveis clientes transitando pelo evento, recebê-los com conforto e divulgar os produtos e serviços da empresa expositora da melhor maneira possível.

Fazendo uma analogia, os estandes de um evento funcionam como as lojas de um shopping center. Quanto maiores e mais chamativas, mais clientes atraem.

montagem de estandes

Assim como em um shopping, os espaços alugados em eventos não são baratos. Por isso, a montagem de estandes promocionais tem a função de atrair o maior número possível de pessoas através de uma arquitetura diferenciada, de uma comunicação visual bem planejada, iluminação e cenografia eficientes e recepcionistas simpáticas e bem treinadas para o bom atendimento.

A Dimensão Eventos é especialista na montagem de estandes, dos básicos aos construídos exatamente de acordo com o projeto do cliente. Possuímos um competente departamento de projetos com arquitetos e designers treinados, prontos para criar estandes diferenciados, de qualquer tamanho e orçamento.

montagem de estandes

Montagem de estandes – Tipos

Existem basicamente três tipos de montagem de estandes:

Montagem de estandes básicos

São estandes construídos com a montagem básica, em estruturas modulares como divisórias em Formiplac branco e perfis em alumínio. Possuem formatos padronizados para formar paredes, portas, prateleiras, balcões, vitrines e outras estruturas.

Para se diferenciar, os estandes recebem mobiliário, equipamentos, iluminação e comunicação visual feita com adesivos coloridos plotados ou recortados.

montagem de estandes

Montagem de estandes construídos

São estandes totalmente construídos do zero em marcenaria e serralheria, com arquitetura e design personalizados e cenografia diferenciada.

São estandes com projetos e arquitetura únicos pensados para diferenciar ao máximo o expositor e seus produtos e serviços, encantando os clientes.

montagem de estandes

Montagem de estandes mistos

Como o próprio nome já diz, os estandes mistos são aqueles que unem o melhor dos dois primeiros tipos, proporcionando exclusividade de projeto, chamando a atenção de quem passa, porém com um orçamento mais acessível.

Diferenciais de um estande

Para que um estande desempenhe bem seu papel de atrair o maior número de possíveis clientes, a montagem de estandes deve sempre possuir algumas características fundamentais como:

Chamar atenção
Todo estande deve chamar o máximo de atenção possível e para isso existem recursos muito úteis como grandes testeiras iluminadas e com comunicação visual atraente e informativa, vitrines expondo os produtos da melhor maneira, equipamentos de áudio visual e outros.

Informar claramente sobre o expositor e seus produtos ou serviços
Para passar a informação correta podemos usar, além da testeira, painéis com comunicação visual atraente, banners, totens e outros.

Atrair os visitantes para dentro
Com a função de atrair, podemos usar algumas iscas como áreas abertas para facilitar o acesso do público, recepcionistas bonitas e simpáticas, brindes e promoções.

Montagem de estandes – processo

Para que a montagem de estandes ocorra da melhor forma possível, algumas etapas devem ser concluídas na sequência, como podemos ver abaixo.

1. Briefing
Reunir junto ao expositor a maior quantidade possível de informações sobre suas expectativas, desejos, requisitos e verba disponível para a montagem do estande.

2. Planejamento
Organização de todas as etapas produtivas, tendo em vista o cronograma e as especificações do evento.

3. Projeto
Desenvolvimento do conceito do estande pelos arquitetos e designers, levando em consideração a identidade da marca do expositor. Escolha de materiais, mobiliário, equipamentos e desenvolvimento da comunicação visual.

4. Aprovação
Defesa do projeto junto ao cliente e realização de alterações necessárias.

5. Montagem
Execução do projeto no local do evento, seguindo à risca o cronograma e o prazo de entrega prometido.

montagem de estandes
Montagem de estandes – ítens fundamentais

Mobiliário – mesas, cadeiras, sofás, balcões, expositores, porta folder, vitrines, totens, lixeiras.

Decoraçãocenografia, iluminação e paisagismo.

Comunicação visual – testeira, painéis adesivados, banners, sinalização.

Equipamentos – TVs, projetores, computadores, ar condicionado, frigobar, chopeira, extintores, etc.

Como identificar a melhor empresa para sua montagem de estande

O mercado de eventos está repleto de fornecedores de todos os tipos, inclusive os aventureiros que simplesmente intermediam o serviço, contratando todos os insumos de fornecedores terceirizados.

Portanto, fique bastante atendo às dicas abaixo, antes de contratar serviços para a montagem do seu estande:

  • Fique muito atento e desconfie de fornecedores com orçamento muito abaixo do mercado.
  • Verifique há quanto tempo a empresa atua no mercado e se os itens contratados são de sua propriedade ou terceirizados.
  • Procure saber sobre a satisfação de outros clientes já atendidos pelo fornecedor. Peça os contatos e investigue.
  • Verifique sobre a idoneidade e qualificação da montadora procurando informações no Google, nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui
  • Avalie se a empresa é devidamente constituída, tem alvará de funcionamento, arquiteto responsável e se o projeto apresentado tem ART e se foi aprovado pela organização do evento.
A participação em eventos é um passo muito importante e dispendioso para o expositor. Evite armadilhas e prejuízo.
Open chat