Cenografia para eventos

​Cenografia é uma prática muito comum nos setores de produção de TV e cinema, utilizada para a criação de cenários e ambientações. Com esse mesmo objetivo, a prática foi incorporada pelo setor de organização de eventos, surgindo a cenografia para eventos.

Atualmente, os eventos estão cada vez mais produzidos e incrementados, buscando encantar os participantes. E nada melhor que a cenografia para eventos para ajudar nessa tarefa.

A Dimensão Eventos é uma empresa especialista tanto em montagem geral quanto montagem de cenografia para eventos. Estamos aptos a oferecer qualquer tipo de cenografia, desde as mais simples, até para grandes eventos como lançamentos, desfiles, convenções e eventos sociais como aniversários, festas temáticas e outros.

cenografia para eventos

O que é Cenografia para Eventos

Cenografia para eventos é a arte de planejar e construir cenários para provocar sensações positivas e criar atmosferas que encantem o público presente. Para isso, são utilizados diversos recursos como comunicação visual, decoração, iluminação, mobiliário, paisagismo, projeções e outros elementos visuais que ajudem a compor o ambiente desejado.

Cenografia para eventos é um jogo de luz e sombra, volumes e texturas, cujo objetivo é direcionar o olhar para os elementos mais importantes, entreter e encantar a todos que participam.

cenografia para eventos

Benefícios da Cenografia para Eventos

cenografia para eventos

A cenografia para eventos é utilizada como estratégia de diferenciação em um evento ou espaço do evento, com o objetivo de criar sensações diversas como sofisticação, tecnologia, alegria, aconchego, bem-estar e conforto.

São sensações que fazem com que seu visitante tenha uma experiência mais prazerosa e duradoura em sua memória e que ele queira permanecer por mais tempo no ambiente, gerando mais negócios ou entretenimento.

Em tempos de redes sociais, ambientes cenográficos também tornam seu evento mais “instagramável”, o que amplia a repercussão nos meios digitais.

Como é feita a Cenografia para Eventos

Como sempre, um bom briefing com o cliente e o planejamento são os primeiros passos para a garantia do sucesso. Importante indentificar o público-alvo, definir bem a linha criativa e as sensações que o ambiente deve proporcionar.

Algumas dicas válidas para o bom planejamento da cenografia para eventos. Visita técnica ao local, para evitar problemas inesperados e adequação ao orçamento do cliente. De nada adianta planejar uma cenografia de cinema se não há verba pra isso. Em termos de verba, o diferencial é fazer o máximo com o orçamento disponível.

Em seguida, partir para projeto e pesquisa de materiais com os departamento de arquitetura e projetos. Importante planejar todos os itens que podem compor a cenografia como identidade visual do cliente, palheta de cores, iluminação, design, programação visual, decoração, paisagismo e até uniformização de pessoal.

Vale também integrar a cenografia ao cardápio que deve conter alimentos e bebidas que combinem com o tema e até com brindes que possam ser entregues ao final do evento, para estimular, ainda mais, a continuidade das sensações vividas e o compartilhamento nas redes sociais.

cenografia para eventos

Execução

Agora é hora de colocar em prática todo o planejamento feito. Se a empresa que fará a cenografia for a mesma que está montando o restante do evento, ótimo. Centralizar tudo em uma empresa só é o ideal.

Se não for, o melhor é agendar uma reunião para ter uma ótima integração entre as duas equipes, quando tiverem que trabalhar no mesmo local. Essa coordenação é importante para uma equipe não atrapalhar a outra.

O cumprimento dos prazos também é de suma importância. Toda a equipe deve estar comprometida com isso.

Além de cenografia para eventos, a Dimensão presta serviços de montagem de estandes, montagem de eventos, palcosmobiliário, decoração. comunicação visual e box truss.

Open chat