Comunicação visual para eventos
A comunicação visual para eventos é de grande importância para o sucesso. É ela quem informa do que se trata o evento, data, local, horários, quem é o promotor, patrocinadores e apoiadores. É uma comunicação institucional e por isso deve ter muita clareza e estar bem de acordo com o tema do evento.
Deve ser pensada e desenvolvida por profissionais de publicidade, marketing e design, muito antes da montagem do evento, pois, deverá estar presente em todas as peças como site e demais peças digitais, folder, folheto, crachá, ingressos, pastas, programa, mapas e outros.
Também nas peças de comunicação visual local como pórtico, bilheteria, credenciamento, secretaria, banners, sinalização, backdrops, palco e diversas outras. A definição das peças a serem produzidas dependem principalmente do tipo do evento.
A Dimensão Eventos possui experiência na impressão e aplicação de comunicação visual para eventos de diversos formatos e tamanhos, de uma reunião empresarial até grandes congressos, feiras e shows. A empresa possui equipamentos próprios como plotters de recorte e de impressão digital em grandes formatos, operadas por profissionais altamente capacitados para a execução da comunicação visual de seu evento.
A empresa possui departamentos próprios de marcenaria, serralheria e pintura, podendo desenvolver qualquer peça de comunicação, em diferentes tamanhos e formatos. O limite é apenas a sua criatividade.
Além da comunicação visual, a Dimensão Eventos monta diversas estruturas para eventos como estandes padrões e construídos, coberturas, palcos, pórtico e muito mais. É uma grande vantagem poder contar com uma empresa parceira que atua em várias frentes, centralizando todos os serviços.
Benefícios da comunicação visual
Os benefícios são vários. Citaremos os principais:
- Definir e unificar a identidade do evento, transmitindo profissionalismo e credibilidade.
- Alinhar a comunicação aos objetivos de organizadores, ao espaço de realização e ao perfil do público.
- Divulgar de forma eficiente a marca do evento, dos promotores, organizadores, patrocinadores e parceiros.
- Entreter, descontrair e embelezar o evento.
- Informar e orientar o público visitante.
- Direcionar o fluxo corretamente.
- Marcar e fazer o evento permanecer na memória dos participantes.
Como criar a comunicação visual para eventos
A comunicação visual para eventos começa a ser definida logo após a criação de nome e logo. Definidos os elementos visuais do logo como ícones e palheta de cores, pode se passar para a comunicação visual acrescentando outros elementos como fotos, tipologia, ícones, ilustrações e outros.
Falando especificamente sobre as peças a serem usadas na comunicação visual no local do evendo, devemos trabalhar com a planta baixa, definindo os locais de aplicação de cada peça como:
- pórtico de entrada;
- banners;
- adesivos;
- testeiras de bilheteria ou credenciamento;
- placas de sinalização para orientação de fluxo;
- placas orientando o local das atrações;
- painéis com a programação do evento;
- banners aéreos para sinalização de ruas;
- sinalização básica de banheiros, saídas, praça de alimentação, salas e auditórios;
- e peças específicas dependendo do tipo e intuito do evento.
Devido à diversidade de peças, formatos e materiais, o design da programação visual para eventos deve ser muito bem planejado e ter boa reprodutibilidade para se adaptar, de maneira efetiva, nos vários formatos e acomodar bem todos elementos necessários em cada peça.
Por exemplo, no mix de comunicação podem existir peças horizontais, verticais e redondas, impressas em policromia ou em adesivo recordado. Existem peças onde entram logo do evento, datas, horários e outras que ainda devem conter logos de promotores, patrocinadores e apoiadores.
Enfim, é uma diversidade grande de peças com variações de conteúdo, formato, tipo de impressão e aplicação. Daí a necessidade de um bom planejamento e bons profissionais para a criação, produção e instalação.
Conte sempre com a Dimensão para o sucesso do seu evento.